Game de ação troca armas de fogo por acrobacias impossíveis

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Game de ação troca armas de fogo por acrobacias impossíveis

Mensagem por Bruno em Qui Jan 29, 2009 3:03 pm




Foto: Arte/G1




Veja mais informações de 'Mirror's
edge' (Foto: Arte/G1)







Resgate o conceito básico de jogos como "Super Mario
bros." e "Sonic": correr e pular. Junte a isso a
visão em primeira pessoa de "Doom" e
"Half-Life", e você tem um rascunho de
"Mirror's edge", game lançado para Xbox 360 e
PlayStation 3, e que terá versão para PC em 2009.

O jogo deixa de lado as armas de fogo (não totalmente) e aposta
em uma nova perspectiva para os jogos de plataforma. Com a visão
em primeira pessoa, você salta de prédios, caminha sobre
plataformas suspensas e atravessa obstáculos que, até então,
pareciam implacáveis. O realismo é tanto, que chega a
desorientar certos jogadores.

A protagonista, Faith, faz parte dos Runners, grupo
"rebelde" que tenta sustentar sua rede de informantes
em uma metrópole totalitária. Em uma espécie de
"parkour" futurista, ela enfrenta os Blues
(autoridades da cidade) em túneis de metrô, topos de
arranha-céus, escritórios curiosamente vazios e outros terrenos
típicos de uma cidade grande - quase sempre nas alturas.









Faith é a heroína de 'Mirror's edge'.
Ela faz parte dos Runners, grupo que forma uma rede
de informantes em uma metrópole totalitária (Divulgação)








A proposta de "Mirror's edge" é fazer com que o
jogador se integre à cidade, saltando e se arriscando em prédios
altos com a naturalidade de quem atravessa a rua usando a faixa
de pedestres em feriado nacional. Com uma ambientação impecável,
refletida no visual e na trilha sonora,
"Mirror's" convence. Mas a dinâmica de jogo
baseada em tentativa e erro e na falta de recompensas deixa a
experiência bastante frustrante.




Confira vídeos e imagens de 'Mirror's edge'








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Você é a arma

Se os inimigos têm armas, você tem preparo físico para saltar
longas distâncias, pendurar-se em beiradas de prédios, descer
por cabos de aço e até caminhar pelas paredes, ao estilo
"Prince of Persia".

Se preferir, pode atacá-los com chutes e socos,
"confiscar" a arma e reviver momentos de qualquer jogo
de tiro. O combate, porém, é bastante frágil e sem muitas
variações. A melhor saída acaba sendo fugir dos
"Blues", correndo e buscando o próximo prédio, a
próxima tubulação, o túnel de metrô mais seguro.









Sensação de vertigem é reproduzida com detalhes em
'Mirror's Edge'. É possível ligar o
modo de câmera lenta para observar melhor os
cenários durante os saltos (Foto: Divulgação)










Adrenalina em primeira pessoa

A idéia de fazer o jogador "fluir" pela
cidade, anunciada em trailers e na introdução de
"Mirror's", promete uma experiência prazerosa,
mas não é isso que você encontra na maior parte do tempo. Como
está em fuga constante, a heroína Faith tem poucos momentos em
que pode realmente apreciar o "passeio" pelos
arranha-céus. As missões acabam se repetindo: corra, fuja,
desvie dos tiros de helicóptero.

O realismo das corridas é notável. Os sons ambientes e a
respiração ofegante de Faith, depois de piques intensos,
contribuem para a experiência. A história, porém, não é capaz de
prender a atenção, nem de incentivar o jogador a enfrentar os
obstáculos.








Ele tem um rifle com mira telescópica, mas você sabe
dar voadoras e andar pelas paredes (Foto: Divulgação)








O jogo, que pode ser completado em cerca de 5 horas, acaba se
transformando em uma eterna fuga, sem qualquer recompensa
notável. Modos de jogo alternativos, em que o objetivo é vencer
a contagem regressiva, prolongam a experiência, mas são
insuficientes para estabelecer "Mirror's edge"
como algo revolucionário.

"Mirror's" é uma inovação
bem-vindo, principalmente em um mercado movido pela inovação.
Mas para emplacar o gênero de "adrenalina em primeira
pessoa" e realmente conquistar jogadores, será preciso um
pouco mais de recompensas, e um pouco menos de sacrifício.









Cores vermelhas indicam caminhos seguros e rotas de
fuga nos prédios - quase como na vida real (Foto: Divulgação)

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