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[tutorial]Aprenda a remixar com o Atomix VirtualDJ, Aprenda com o profissional.Tuto Completissimo

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[tutorial]Aprenda a remixar com o Atomix VirtualDJ, Aprenda com o profissional.Tuto Completissimo Empty [tutorial]Aprenda a remixar com o Atomix VirtualDJ, Aprenda com o profissional.Tuto Completissimo

Mensagem por Bruno Dom Fev 01, 2009 3:00 pm

Abaixo colocarei um tutorial completissimo para você que quer apenas se
divertir com o Virtual DJ, e para você que quer promover festas,
baladas apenas com esse software de remixagem.

Feito por Clayton Free Style!
QUOTE
O
Virtual DJ é o programa originado com base na versão 2 do AtomixMP3. É
uma versão bem mais moderna, com muito mais recursos e bem mais estável
e profissional. Muitos eventos nos EUA e Europa, às vezes para milhares
de pessoas, já foram comandados por este programa, para você ter uma
idéia da qualidade dele.

A explicação abaixo visa falar um pouco
sobre o programa, e ensinar alguns tópicos básicos sobre mixagem. Estou
utilizando a versão 1.09 como exemplo. Eu particularmente, que sei
mixar usando CD pois fiz um ótimo curso de DJs, tenho consciência que
na prática é bastante diferente tocar com equipamentos próprios para
isso e mixar com o computador. No computador você não tem a mesma
"emoção" que é facilmente detectada ao tocarmos em um equipamento
profissional (claro, caso você goste de mixar). Porém, para o público,
o que vale é a qualidade do DJ e não em qual equipamento ele toca, se é
vinil, CD ou computador. Por isso, se você for um bom DJ, o Virtual DJ
pode fazer uma festa de nível tão alto quanto se tocado com os
equipamentos.

Falando em termos de resultado final: acho que com
bom treino no Virtual DJ, mesmo um bom DJ não iria perceber a
diferença. Importante enfatizar: bom treino. O Virtual DJ tem uma série
de recursos ótimos, mas o mais legal é você usá-lo "na raça", ou seja,
dar "play" manualmente ao invés de usar o botão Sync (que
automaticamente ajusta o pitch e sincroniza as batidas). Isso faz você
ter maior precisão e fica bem mais próximo da realidade de um DJ
profissional.

A pergunta que sempre me fazem: é possível fazer
uma festa de verdade para dezenas ou centenas de pessoas usando o
Virtual DJ? Minha resposta é bem simples: SIM! Mas neste caso você tem
que ter consciência do que irá fazer, é necessário testar as coisas
antes, e ter um equipamento bom o suficiente para aguentar o tranco de
tocar ao vivo! O Virtual DJ tende a usar muita CPU, ou seja, se você
não tem um Pentium IV ou superior ou um AMD Athlon, com pelo menos 256
MBytes de RAM, duas placas de som realmente boas (de marca, não
genéricas) e um Windows super estabilizado (de preferência um Windows
2000 Server), esqueça. Não vale a pena arriscar a tomar uma vaia. Mas
se você tem estes recursos, treine bastante e boa sorte [tutorial]Aprenda a remixar com o Atomix VirtualDJ, Aprenda com o profissional.Tuto Completissimo Smile
Virtual DJ

A
teoria de mixagem não é muito complexa. Basicamente ela é bastante
matemática. Todas as músicas, sem excessão, são formadas pela mesma
estrutura musical. Sim, isso quer dizer que o mais pesado som trance
tem a mesma estrutura de um pagode tocado num barzinho de esquina. Como
minha área é dance music e variações, vou utilizar exemplos desta área.

Minha
intenção não é nem se aproximar do que aprendemos em um curso de DJs. O
que você verá abaixo é o básico absoluto! Pra começar, vamos utilizar
uma música como exemplo: "Alone" do grupo belga Lasgo. Para entender a
explicação abaixo, coloquei a disposição um trecho de um minuto e meio
desta música (versão extended) em formato WMA (com baixa resolução pois
o que interessa neste caso é apenas você ouvir a estrutura musical).
Baixe o arquivo e preste bastante atenção em todos os detalhes: o
ritmo, as "batidas", os instrumentos sendo adicionados na música um a
um a cada certo período...


Baixe aqui o arquivo de exemplo de "Alone"


Antes
de prosseguir, ouça pelo menos duas vezes este áudio. Não vou usar
"termos técnicos" de música, tentarei explicar a idéia da forma mais
simples possível. Após isto, comece a ouvir o áudio, acompanhando a
explicação abaixo:

*

Veja que a música começa com uma
batida ritmada, sempre igual: primeiro uma batida mais grave e logo em
seguida a mesma batida grave, junto com uma mais aguda. Veja que isto
se repete por um bom tempo. Vou escrever "tum" para representar a
primeira batida e "tá" para representar a batida mais aguda (irei
ignorar na explicação a segunda batida grave). Logo, temos uma
repetição: tum-tá-tum-tá-tum-tá... Perceba que a "velocidade" da música
é sempre constante, ou seja, a distância de tempo entre cada batida é
sempre igual. Este já é um fundamento básico importante.

*

Agora, pegue um cronômetro e dispare-o ao mesmo tempo que você dá play
no áudio, e comece a contar quantas batidas ocorrem durante um minuto.
Se você contar certo, verá que o "tum" é soado 140 vezes em um minuto
(pensando na explicação acima, teriamos 70 "tum" e 70 "tá"). Você acaba
de descobrir o BPM (beats per minute - batidas por minuto) de Alone:
140 BPM. Você verá muito o termo BPM no Virtual DJ. Logo, aprendeu
outro conceito importante! Na prática, um DJ profissional não utiliza
este conceito, mas ele é importante pelo motivo que você verá abaixo.

*

Tente fazer isto com outras músicas que você conheça: conte quantas
batidas elas tem por minuto. Perceba que mesmo que uma batida não
esteja presente sonoramente falando, estruturalmente ela "existe" pois
é ela que comanda o ritmo! Uma música mais lenta, um dance comercial,
terá por volta de 126 a 132 BPM. Logo você conclui: mais batidas por
minuto = menor distância entre as batidas = música mais rápida. Menos
batidas por minuto = maior distância entre as batidas = música mais
lenta.

*

Agora, pensando em mixagens, a primeira
missão do DJ é, estando uma música tocando, acelerar ou desacelerar a
próxima música, afim de coincidir (igualar) a velocidade (distância
entre as batidas) das duas músicas. Para isso, ele utiliza o
controlador de pitch, que acelera ou desacelera a velocidade da música,
em outras palavras, faz a música tocar mais rapidamente ou mais
lentamente. O DJ ajusta a próxima música ouvindo pelos fones de ouvido,
ou seja, o canal principal toca a música corrente enquanto somente ele
ouve a próxima música pelos fones.

*

Ouça com atenção
e veja que a batida número 32 (que está no segundo 13 do áudio) não é
tocada, mas estruturalmente ela "está lá". O mesmo ocorre na batida 64
(27 segundos de áudio). Este conceito é importante frisar: ele não é
soado mas existe na teoria. Em geral, a contagem é sempre fixa, soando
o "tum" ou não.

*

Vamos para outro conceito: lembra
que encontramos o valor de 140 BPM? Concluímos que, pelo que vimos no
começo, as 140 batidas são formadas por 70 "tum" e 70 "tá". Esqueçamos
os "tá". Ouça novamente a música e prestando atenção somente nos "tum",
ou seja, as batidas 1, 3, 5, 7, etc. Conte-as, ou seja, você irá contar
normalmente mas somente considerando as batidas ímpares. Batida 1 = 1,
batida 3 = 2, batida 5 = 3, batida 7 = 4, batida 9 = 5, batida 11 = 6,
batida 13 = 7, batida 15 = 8. Claro, cada uma será acompanhada do seu
"tá", ou seja, contando desta forma, a batida 16 faz parte da sua
contagem "8". Este é um dos conceitos mais importante de todos!
Chama-se barra. A cada 16 batidas, 8 pares de "tum-tá", temos uma
barra. Na batida 17, começamos a segunda barra, que irá compreender
todas as batidas entre 17 e 32.

*

O que o DJ deve
fazer é reconhecer as barras. Como? Lembra que falei que a cada
"período de tempo" um "novo som ou instrumento" é adicionado? Este
período de tempo é exatamente uma ou mais barras. Quer ver? Toque o
som, contando as barras. A primeira barra dura cerca de quase 8
segundos. A segunda começa em 8 segundos e vai até quase 14 segundos.
Veja que a última batida grave da segunda barra é aquele que não é
soado, somente o "tá" relativo a ele! A terceira barra começa no "tum"
seguinte a este. Pare e comece de novo, veja que logo que começa a
barra número 5, aos 27 segundos, um instrumento é adicionado (um
teclado)!

*

Continue checando as barras. A barra mais
interessante neste momento é a barra 8. Porque? Veja que, você mantendo
a contagem, as últimas batidas não são soadas (últimas 4 batidas, dois
"tum" e dois "tá"). Os graves mais fortes não estão lá, mas você
consegue "imaginar" que estão, afinal, a estrutura musical é fixa!

.
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Mensagem por Bruno Dom Fev 01, 2009 3:00 pm

*

A barra 9 começa aos 55 segundos. E veja que novo instrumento (bem
grave) é adicionado aos que já estavam tocando. As barras 9, 10 e 11
são praticamente idênticas, a 12 é que muda: vários "tum" são removidos
do final e entra um som que parece uma voz fazendo "ahhh". Na barra 13
é onde realmente a música começa, onde entram todos os instrumentos e,
seguindo esta linha, a voz também mais pra frente.

*

Concluindo, a missão do DJ é inicialmente ajustar a velocidade da
música (pitch) fazendo com que a distância das batidas fique igual,
logo, ambas as músicas terão o mesmo BPM. Após isto, identificar as
barras, ou seja, perceber onde começa uma nova barra e entender a
estrutura musical por elas. O DJ também ajusta o ponto de início (cue
point), ou seja, faz com que logo e ele aperte play a primeira batida
da barra seja instantaneamente tocada (isto você verá melhor no Virtual
DJ). Com isso tudo ajustado, basta agora o DJ ficar ouvindo a música
que está tocando, identificar a barra da música corrente e, no momento
certo (chamado de break), dar o play para que as barras de ambas as
músicas coincidam. Primeira batida de uma barra de uma música
exatamente "em cima" da primeira batida de uma barra da segunda música.

*

Você pode estar se perguntando: quantas barras? Depende... vimos que
"Alone" a música efetivamente começa após 12 barras inteiras, ou seja,
cerca de 1 minuto e 22 segundos após o começo da música (claro, isso
considerando 140 BPM, ou seja, a velocidade original antes de mexer no
pitch!), então, na teoria, você poderia dar o play faltando 1:22 da
música anterior (considerando que o último som da música anterior seja
soado nos 1:22 também). Mas dificilmente uma música terminará com o
último som no último segundo. Por aproximação, você "deve" dar o play
no início da primeira barra mais próxima dos 1:22 faltantes. Importante
notar: "Alone" tem 12 barras de introdução, mas outras músicas podem
possuir apenas 6 barras antes de entrar o "corpo" da música, ou até
mesmo apenas 2 barras! A partir daí, use seu feeling, é questão de
prática [tutorial]Aprenda a remixar com o Atomix VirtualDJ, Aprenda com o profissional.Tuto Completissimo Smile

*

Para acabar, vamos mostrar isto na prática? Peguei uma outra música
("Castles in The Sky" de Ian Van Dahl) e vou mixar com "Alone". Para
isto, ajustei a velocidade de "Alone", ajustei o toque do play para
tocar a primeira batida da primeira barra e, assim que entrou uma
determinada barra da primeira música, dei play em "Alone" e deixei
rolar até o final... deixei o volume do Ian Van Dahl um pouco mais
alto, afim de destacar a música "atrás". Veja como ficou no link abaixo.
Virtual DJ

Após
ter aprendido as técnicas de mixagens no primeiro item do menu e
aprendido sobre o funcionamento do Virtual DJ e suas características,
vamos agora fazer um aprendizado de como efetuar mixagens com ele e
algumas dicas e técnicas.

Inicialmente, no primeiro botão do
menu do Virtual DJ, selecione uma pasta que possua seus MP3. Se você
possuir programas como o KaZaA ou eMule, tente procurar por estas duas
músicas: "Castles in The Sky (Original Club Mix)" de Ian Van Dahl e
"Alone (Club Mix)" de Lasgo, pois foram as músicas que usei no primeiro
item do menu. Vou assumir que você está utilizando estas músicas. Além
disto, vou assumir que você fez o download do meu arquivo de Atalhos de
teclado na sessão de download.

Pois bem, procure a pasta na qual
você colocou o MP3 desejado (no nosso caso de exemplo, "Castles in The
Sky"). Encontrando, com o mouse, arraste o arquivo para cima do
primeiro deck (sobre a imagem do disco de vinil). Veja que as batidas
aparecem no gráfico, você consegue visualizar os picos. Tecle Play (P)
para começar a tocar a música. Ajuste o ganho pra deixar em um volume
não muito alto. No crossfader, mova a barra toda para a esquerda.

Agora,
vá na pasta onde você colocou a segunda música, no nosso exemplo
"Alone". Arraste-a para o segundo deck (da direita). Veja que a música
que está tocando, no gráfico antes estava verde e agora o gráfico
aparece como vermelho. Isto indica que seu deck atual (onde o teclado
irá atuar) é o segundo, cujos picos no gráfico (parado) estão verdes,
mas você vê o vermelho correndo por trás. Com o deck 2 selecionado,
tecle P. Veja que os dois gráficos correm, as batidas não estão
sincronizadas. Você ouve apenas o deck da esquerda porque o crossfader
está todo para a esquerda.

Tecle Stop (S) para parar o segundo
deck. Arraste o gráfico verde para que a primeira batida fique bem em
cima da linha central no gráfico. O vermelho continua correndo atrás.
Marque o Cue do segundo deck com a tecla Control+C. Pronto, você marcou
esse como sendo seu ponto principal. Sempre que você teclar Stop uma
vez você será levado a este ponto. Stop duas leva ao início do arquivo.
Com o crossfader ainda para a esquerda, em algum momento que tiver
picos bem definidos, tecle ESC (ou o botão Sync do deck direito) ou
arrisque um Play (P) manualmente, pois ai você estará tocando a música
sem a ajuda do sistema de sincronia automática. Você verá (mas não
ouvirá) que as duas músicas serão sincronizadas, batidas juntas e mesmo
BPM (veja no display). Essa é a idéia principal [tutorial]Aprenda a remixar com o Atomix VirtualDJ, Aprenda com o profissional.Tuto Completissimo Smile De stop no segundo deck, tente ajustar o ganho para ficar parecido com o do deck da esquerda.

Importante
notar que se você usou ESC, o Virtual DJ automaticamente ajustou o BPM
da segunda música igual ao BPM da primeira. Se você usou Play sem o BPM
automático ligado, ao dar Play você terá o BPM original da música, que
em geral é diferente do BPM da primeira. Neste ponto, ou você usar
ESC+Stop apenas uma vez rapidamente para ajustar o BPM ou então ajusta
pelo controle de pitch, manualmente, olhando para os visores dos dois
decks que mostram o BPM. Ambos devem estar com o mesmo BPM ajustado
para você soltar o Play manualmente. Se no momento que o crossfader
estiver aberto você errar um pouquinho, olhe para o gráfico e, com as
setas para a direita e esqueda, sincronize as batidas, você estará
movendo o verde para ficar exatamente em cima da batida vermelha
correspondente. Este recurso chama-se pitch bend.

Agora a parte
mais importante, vamos tentar mixar. Você irá fazer o que fez no item
anterior, mas com o crossfader no meio. Com "Castles in The Sky"
tocando, identifique as barras. Lembra que vimos que "Alone" tem 12
barras antes de entrar a música, aproximadamente 1:22 antes do final?
Pois bem, coloque o crossfader no meio. Quando estiver por volta de
1:40 faltando, identifique o início da próxima barra e no momento
certo, tecla ESC ou P. Se tudo der certo, você ouvirá as duas músicas
ao mesmo tempo, sincronizadas e nas batidas certas! Se não deu certo de
primeira, tente de novo. Às vezes os graves ficam fortes demais, mas
isso é um pouco de prática, saber entrar com o equalizador (bass) mais
baixo... isso é treino mesmo! O resultado esperado você pode ouvir aqui.

A
partir de agora, é com você. É questão de treino. Testar várias
músicas, tentar não usar o Sync e sim o Play, fazer testes com volume,
tipos diferentes de música, equalizador, efeitos especiais, samples,
etc. Abaixo eu cito um pouco sobre as teclas de atalho que estão
configuradas no meu Atalhos que está disponível para download. As ações
abaixo ajudam para melhor detalhamento das mixagens ou então ajudar em
casos de "emergência":

*

Setas para esquerda e
direita: faz um ajuste fino, mandando a música um pouquinho pra frente
ou pra trás, para acertar batidas. Mas cuidado! Se você começar a
ajustar muito, olhe para o BPM pois pode estar errado!
*

Setas para cima e para baixo: altera o pitch do deck corrente. Bons
para ajustes finos, ou para quando o Sync não funciona a contento, e
você precisa ajustar manualmente.
*

7 e 9 no teclado numérico: move todo o crossfader para esquerda ou para direita.
*

5 no teclado numérico: move o crossfader para o centro.
*

4 e 6 no teclado numérico: move o crossfader progressivamente para os lados.
*

0 (zero): posiciona o pitch do deck corrente em 100% (100.0).
*

O (letra): é um Play seguindo de Stop, ou seja, enquanto você segura
ele toca a posição corrente, quando solta ele pára e volta onde estava.
Bom para sampleamento.
*

N: pula uma batida na música corrente.
*

C: vai para o ponto marcado com o Cue.
*

TAB: troca de deck corrente (muito usado).
*

Barra de Espaço: tecla alternativa para o Play (P).

Eu
citei de forma genérica os exemplos acima. Se você possui duas placas
de som ou uma placa de som com duas saídas (3D), não será muito
diferente a idéia, exceto pelo fato que você, no segundo canal, ouvirá
a segunda música sem misturar no primeiro canal, pois o crossfader
estará fechado e, mudando o deck (com TAB), a música no fone alterará
também.

Agora, mãos à obra! Pegue vários MP3 que você gosta,
acesse-o pelo Virtual DJ e treine bastante! Somente com bastante treino
que você fará mixagens cada vez melhores e cada vez mais próximas de
uma mixagem profissional. Se você tiver oportunidade de ouvir programas
em rádio mixados ou ir em casas de show com DJs, preste atenção nas
músicas e principalmente nas mixagens
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Mensagem por supernova350 Sex Ago 05, 2011 2:24 pm

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